sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Roma A Expansão

Após queda do império macedônio,Roma vê a oportunidade de começar sua expansão territorial,e após a queda da monarquia e o surgimento da República Roma decide investir na conquista da Península Itálica por volta de 550 a.C..Após a investida contra a Península Itálica,Roma entra em conflito com o Cartago,pela conquista da região da Sicília dá-se então início as guerras Púnicas,que foram de 264 a 201 a.C. e foram vencidas por Roma.

As guerras púnicas foram vencidas pelos romanos e garantiu a eles o domínio sobre a Secília


Após essas conquistas Roma entrou em uma contínua expansão territorial:Dominaram a Macedônia e a Grécia;a A Ásia Menor;o Egito a Cirenaica, a Gália entre outros.
Logo o exército ganhava grande importância e Roma se tornava cada vez mais luxuosa e poderosa,além de ir abandonando a agricultura e se tornar mercantil e urbana.O escravagismo tambem se tornou o modo de produção dominante.


Expansão romana



Para garantir sua expansão,Roma precisava ter um exército forte e leal,por isso eles desenvolveram várias táticas de guerras e divisão do exército(como por exemplo as falanges,que eram batalhões de 6 mil soldados)e tambem desenvolveram vários armamentos(como a catapulta).Além de bem pagos e com vários privilégios o exército romano era fiel e eficaz,sendo muito temido e respeitado.
Quando atingiu seu auge,o império romano dominava quase um terço da população global,não só militarmente,mas tambem tivera grande influência na cultura de outros povos,tanta influência que marcou as bases de vários aspectos da cultura ocidental.


Império romano em seu auge



Além de um exército eficiente,um grande número  de eficazes e bem conservadas estradas garantiam o domínio sobre todo o império,favorecendo tambem a economia.Os romanos não impunham seus costumes aos povos dominados,muito pelo contrário,muitas vezes acabavam englobando a cultura de outros povos,mas ainda sim,sua cultura foi disseminada pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário