sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Roma O Surgimento

Sobre a história do surgimento de Roma destaca-se uma lenda muito interessante,guardada nos registros do escritor Virgílio,que é a de Rômulo e Remo.Segundo a lenda,seriam filhos de Marte(Deus da guerra)com uma mortal,que teriam sido abandonados para morrer,só que no entanto,foram resgatados por uma loba,que os acolheu e os criou.Ao crescerem,decidiram fundar uma cidade,no entanto,desavenças com irmão e brigas levaram Rômulo a matar Remo.
Após matar o irmão,Rômulo fundou a cidade,no entanto,existiam apenas alguns poucos homens na cidade.Rômulo então decidiu raptar as moças de vilarejos próximos,para povoar e atrair mais viajantes para a cidade,no entanto,após os sequestros,os vilarejos se uniram e decidiram resgatar e destruir Roma,porém as mulheres que teriam sido raptadas impediram tal feito,pois já haviam tido filhos com os cidadãos de Roma.E foi assim que,segunda a lenda,Roma teria surgido.


Mulheres intervindo na destruição de Roma


A história no entanto nos diz ,que Roma teria sido fundada por algumas tribos de origem sabina(povos que habitavam a região próxima a Roma) e latina, que decidiram  se unir e estabelecer um povoado no monte Capitolino,junto ao rio Tibre,por volta do ano 753 a.C.(mesmo ano em que a lenda supostamente teria acontecido).
Além dessas tribos,existiram tambem outros três povos que estão relacionados a fundação de Roma:Os Etruscos(povo de origem asiática),os gregos(que vieram da região conhecida como Magna Grécia),e os italiotas(povo de origem européia).
Após a sua fundação, Roma adotou a monarquia como forma de governo e teve como primeiro rei Rômulo(que não apresenta nenhuma evidência de ser o da lenda),e teve ao todo sete reis:quatro latinos e três etruscos.A sociedade era dividida em patrícios(nobreza) e plebeus(classe pobre da sociedade),e a base de sua economia era a agricultura,que era possível graças as férteis terras encontradas naquela região.Além do rei,Roma tambem possuía um senado,que detinha vários poderes e era formado apenas de patrícios.


Apesar de surgir como monarquia,Roma já possuía Senado

6 comentários:

  1. muito bom...
    amo seu blog
    vc explica de uma maneira muito interessante e torna os assuntos atraentes para leitura
    estou anciosa por mais posts
    :)

    ResponderExcluir
  2. olá amor... estive lendo sobre também, é engraçado como encontramos várias 'versões' das mesmas.. em alguns lugares li que romulo e remo eram filhos de uma princesa latina (acho) com um fugitivo da destruída tróia... e sobre os reis também vi em algumas partes que eram 7: 2 sabinos, 2 latinos e 3 etruscos... Bem.. mas vc está escrevendo otimamente como sempre, e seus textinhos sobre roma estão me ajudando a dar aulas ehehehehe
    beijo grande amor

    ResponderExcluir
  3. Me ajudo com o resumo pra prova valeu..

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito com meu trabalho de historia :)

    ResponderExcluir