quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mesopotâmia Nos Dias Atuais

PARTE V FINAL


A atual Mesopotâmia é o Iraque,um país que se situa no Oriente Médio,e faz fronteira com países como Turquia, Jordânia, Kuwait e Síria.O território encontran-se no planalto desértico e é banhado pelos rios Tigre e Eufrates,no entanto boa parte do território é desértico,apenas nas regiões de rios e montanhas é que existe um clima propício para a agricultura,mas,seu maior destaque está na extração de petróleo.

Mesquita de Omar,ou Mesquita da Rocha


O Iraque é hoje um país marcado por disputas territoriais e políticas com os palestinos(e outros de seus vizinhos),e tambem já entrou em guerra com o Irã de 1980 a 1988,que teve fim com a intervenção da ONU,em 1988.Em março de 2003 os Estados Unidos declararam guerra contra o Iraque,devido aos atentados do 11 de setembro e outros fatores mais(como o interesse nas valiosas jazidas de petróleo).Mesmo hoje as tropas americanas continuam no país,e conflitos e atentados são noticiados diariamente no país.
O país tem um conflito muito intenso com a palestina pela briga por territórios,e Jerusalém acaba sendo muitas vezes palco do conflito,pois ambas as partes desejam a cidade por sua importância religiosa.Muitos monumentos acabam sendo afetados pelas guerras,pois essas destroem parte da riqueza  cultural , e ,  saqueadores  não perdem a oportunidade de embargar para si tesouros antigos.


Relíquias milenares são perdidas em consequência das guerras.Acima,museu do Iraque


FONTE DE TODA A PESQUISA SOBRE MESOPOTÂMIA:REVISTA HISTÓRIA VIVA;LIVRO PASSAPORTE PARA A HISTÓRIA;LIVRO DIDÁTICO HISTÓRIA GLOBAL,WIKIPÉDIA,E CONHECIMENTOS DO AUTOR.

8 comentários:

  1. Felipe, adorei seu blog!!! São mto bons seus textos viu?? e como eu adoro História, vou voltar aqui mais vezes hehehehe

    ResponderExcluir
  2. esta certo isso é porque meu trabalho fala sobre a mesopotâmia.
    é brincadeira...

    ResponderExcluir
  3. Esse foi um dos melhores blogs de História que ja Vi...
    Vc tem os meus aplausos.

    Esperando seu Obrigado ^^. Orkut- timskoldmanson@hotmail.com

    Ate mais Sr.Felipe

    ResponderExcluir
  4. Grato pelo elogios,mesmo achando que ainda tenho que melhorar bastante....
    Me desculpe a demora,comecei a faculdade este ano e estou sem tempo,e também estou tendo alguns problemas com o Orkut,por isso ,te agradeço por aqui mesmo.
    Mais uma vez,Muito Obrigado e continue sempre lendo e comentando,
    Grato.

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse blog , e ele me ajudou muito , para fazer trabalhos de História!

    ResponderExcluir
  6. eu gostei e muito bom porque mim
    ajudou muito no trabalho
    de historia

    ResponderExcluir
  7. ótimo texto me ajudou com meu trabalho de história, porém em algumas partes você não botou o espaço depois da vírgula. Mas foi um dos melhores textos que eu já vi :D

    ResponderExcluir